quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Resp. ao Tuca

Tuca,

não sei porque, mas não consegui responder seu comentário via outro comentário (como fiz da última vez), então estou mandando a resposta via novo post mesmo.

Quando digo que montei um posição pequena, quero dizer que em relação ao capital destinado a operar em ações, usei apenas uma parte pequena.

Eu detalhei essa informação porque não sou do tipo que opera vários papeis com pequenas posições em cada (como alguém que diversifica posições). Normalmente, entro batendo com tudo que tenho em poucos papeis (dificilmente mais que duas ações diferentes).

Mas neste caso, como não poderia acompanhar o mercado mais de perto, achei por bem usar um stop mais distante do meu ponto de compra (evitando assim que saísse da operação devido a um falso rompimento). Acontece que essa distância grande entre a entrada e o stop consumiria uma quantia muito grande do meu patrimônio se eu estivesse operando "pesado", por isso, montei uma posição pequena.

Quanto a VIVO4, é interessante notar que vários traders olhando para o mesmo papel possuem, ainda que próximos, pontos de entradas diferentes. Isso se deve ao critério de cada trader que é formado pela experiência e também pela tolerância ao risco de cada indivíduo.

Na minha ótica, VIVO4 continua no radar, mas só vejo entrada se ela se sustentar acima de R$ 10,90.
Minha definição sobre "sustentar" é composta por: Volume sensivelmente alto (na pior das hipóteses bem acima da média de 5 dias), com fechamento no intraday de 30' acima do preço gatilho (no caso 10,90) sem formação neste fechamento de um candle de reversão.

[ ]'s

Matheus Massari


2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, Matheus. Obrigado pelo esclarecimento. Também prefiro entrar com tudo em apenas um papel, sem diversificar. Às vezes invisto em dois papéis qdo sobra dinheiro, pra não entrar no fracionário do principal com quantia pequena cujo lucro não cobriria a corretagem.
Vou ficar de olho na VIVO4, mas ando receoso como falei antes. Hj realizei petr4 em 85,20 o que achei excelente. Aproveitei para entrar na UBBR11 por ter iniciado em gap, estar rompendo resistências, com breakout de volume nos últimos dias além de todas as notícias positivas de hj do banco. Esperei um pouco o que eu achei que seria uma realização normal do exagero da abertura, mas o papel não parou de cair. Ainda não me dei conta de onde que errei, mas como teve boa penetração na reta de resistência de baixa eu permaneço comprado por enquanto.
Aguardo seu retorno efetivo ao blog. É um dos que tenho acompanhado mais de perto. Abraço.

Anônimo disse...

Bom, só para dar notícias sobre o meu trade acima, desfiz minha posição em ubbr11 há dois dias. Sai com lucro ínfimo, mas tirei um peso dos ombros. Acho que com relação a esse papel eu quis que as análises confirmassem meu desejo (após os lucros dos outros bancos). Estou com posição pequena (viu só!) em ALLL11 que hoje parece ter feito um belo pivot de alta. Abraço.