sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Operando CSNA3 como Darvas

Pra quem não conhece, Nicolas Darvas foi um bailarino que desenvolveu (na época) um método pouco usual de operar e fez fortuna com ele.

Através do que ele chamava de box (caixa) ele determinava a zona de oscilação aceitável de um ativo e posicionava seu Stop e seu Start nas extremidades desta caixa.

Em resumo, seu método consistia em operar novas máximas (rompimentos) armando o stop loss abaixo da última perna de baixa.

No melhor estilo Darvas, comprei CSNA3 acima da máxima das máximas. Preço de compra em R$ 53,80. E armei o stop loss abaixo da perna de baixa, a 43,20.

A posição é pequena por três razões, primeiro porque o mercado está ainda instável; segundo, porque históricamente tenho me dado melhor operando contra a tendência secundaria, do que a favor dela. Em outras palvras, tenho tido melhores ganhos comprandos papeis baratos que estão em tendencia principal de alta, do que comprá-los caros e vende-los mais caros (operando o rompimento de novas máximas).
E terceiro, porque a distância entre a entrada e o stop é muito grande e, com grandes posições, pode-se fazer um verdadeiro buraco no patrimônio.

Eu havia alertado sobre meu interesse em CSNA3 na resposta ao comentário do leitor (Tuca), feito no post sobre a compra em IMBI4.

Abraços,

Matheus Massari

Nenhum comentário: