quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Fim de trade em SMTO3

Ao contrário do que disse no último post sobre SMTO3, acabei por realizar totalmente o lucro na operação.

A razão desta mudança de opinião é simples: O teto do canal.

Todo canal tem por objetivo definir qual a área de oscilação de um preço, onde o preço se alterna entre teto do canal e base do canal. Em última análise, o canal serve de referência para determinarmos os possíveis pontos de mudança de direção dos preços.

Apenas para ilustrar, vejamos o canal atual do IBOV:


Reparem como o canal serve como limitador do movimento de oscilação dos preços. Isso não quer dizer que não seja possível romper um canal de alta e continuar subindo, mas isso é um tanto atípico e, por consequência, pouco confiável.

Voltando a SMTO3:


Este canal ainda é muito novo, por isso, pode não ser ainda o canal definitivo e isso é um ponto contra a minha venda de hoje, mas por outro lado, temos um somatório de fatores pró-venda; como por exemplo a espera realização de lucro dos swing traders, visto que houve uma subida muito rápida e muito forte. Outro aspecto pró-venda é o próprio canal, que embora pouco confiável por ser tão novo, ainda é um canal. E por último, o tamanho do ganho, que para este trade chegou a 18,53%.
A junção destes pontos (bons ganhos, possível respeito ao canal e a expectativa de derruba dos preços pelos ST) me convenceu a realizar o ganho.

Caso julgue que minha venda foi precipitada, e os preços continuarão a subir, posso recomprar os papei e continuar o trade. Caso eu esteja certo, os preços cairão um pouco, gerando novas e boas oportunidades de compras.
[ ]'s
Matheus Massari

Nenhum comentário: