segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Petrobrás para a vida toda?

Aproveitando o último post sobre os adeptos do "mercado sempre volta".

A Petrobrás é uma das empresas de maior procura pelos adeptos desta linha de conduta, então resolvi usá-la para quebrar o paradigma de empresa perpétua, de investimento certo e garantido.

É muito grande o consumo, no Brasil, de derivados de petróleo como combustível para meios de transporte. Esta é com certeza uma parte relevante do mercado consumidor da Petrobrás, uma vez que, ao contrário de outros países possuímos uma matriz energética limpa e não temos o hábito de consumir combustíveis derivados de petróleo para aquecimento doméstico.

E se esse mercado fosse atingido de maneira agressiva por um produto substituto?


* Há também anuncios de carros movidos a hidrogênio feitos pela Mercedes-Benz e outras montadoras.


Além da "mordida" em um mercado consumidor relevante, vivemos uma fase onde a pressão por energias limpas se torna cada vez mais intensa e necessária.

Não quero dizer que a Petro é uma empresa ruim, ou ainda que não deve ser comprada. Apenas quero destacar que não há nada garantido eternamente. Seja por mudança no perfil de consumo, seja por escândalos (caso Enron - http://en.wikipedia.org/wiki/Enron#Accounting_scandal_of_2001 ) ou quaisquer outras causas, não existe esse negócio de empresa tão sólida que dispense o uso de stop e um planejamento de objetivo prévio.

Investir com sucesso não é comprar e torcer pra subir baseado no que seu vizinho disse, seu "amigo" da corretora ou seu papagaio. Investir com sucesso exige algo que somos constantemente incentivados a não fazer: a pensar.

Lembre-se: Think outside the box.

[ ]'s

Matheus Massari
* Assine o Análise de Ações via email. Maior comodidade para você. - Preencha o campo no lado superior direito do blog em: http://www.analisedeacoes.blogspot.com

Nenhum comentário: