segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Até bicho aprende!

É impressionante o comodismo do ser humano.


Uma característica comum pré-crise era a do investidor que comprava uma ação e, mesmo que ela recuasse para zona de prejuízo ele não se preocupava porque acreditava que o "mercado sempre volta".

E então veio a crise. Destruindo alguns anos de investimento, trazendo alguns ativos á valores de 3 ou 4 anos atrás (ou até mais). Desesperados alguns venderam as posições com enormes prejuízos, enquanto outros ficaram paralisados pela dor de perder tanto dinheiro. Lição dura; da qual até bicho aprenderia a se proteger.

Então inicia-se a recuperação dos papeis, que de modo geral deverá ser uma subida muito mais vagarosa do que foi a descida, levando um bom tempo até retomar os níveis pré-crise, ou seja, ao dinheiro que se tinha antes. E eis que ressurgem os adeptos do "mercado sempre volta".

Eu não tenho nada contra a estratégia Buy-and-Hold, desde que você seja eterno. Afinal esperar mais 3 ou 4 anos apenas para voltar a ter o dinheiro que se tinha é algo irrelevante se você é eterno.

Brincadeiras a parte, operados desta linha que são respeitados possuem um profundo conhecimento sobre a empresa, seu mercado e seus detalhes, eles não torcem simplesmente para que o mercado volte. Outra razão para que mantenham este tipo de operação deve-se ao volume operado. Algumas centenas de milhões são bem difíceis de movimentar num curto espaço de tempo. Mas mesmo um "Buy-and-Holder" possui estratégias de Hedge (proteção) de seu patrimônio e não assiste passivamente seu dinheiro virar pó.
* Todo operador de mercado que se preze procura, primeiramente, não perder dinheiro. O ganho virá como consequência. *

Em resumo, se você não é um profundo conhecedor da empresa, seu mercado e seus detalhes, ou não possui um montante imenso de dinheiro com proteção, você não é um Buy-and-Holder, você é um torcedor.

Aprender a operar é o mínimo que deve ser feito se seu objetivo é acumular riqueza no mercado financeiro.

[ ]'s

Matheus Massari
* Assine o Análise de Ações via email. Maior comodidade para você. - Preencha o campo no lado superior direito do blog em: http://www.analisedeacoes.blogspot.com

Nenhum comentário: