quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O que eu faria diferente em JBSS3

Tão importante quanto ganhar, é aprender com os erros.



O Mercado Financeiro se alimenta de incertezas e dúvidas, e o trabalho do analista é avaliar qual dos lados (alta ou baixa dos preços) tem maior probabilidade de ocorrência em um determinado momento.



Devido as incertezas que rondam a análise, dizemos que este trabalho não é só ciência, mas também arte.



No entanto, sempre é possível que racionalizemos sobre nossos trades afim de refinar nossa arte. Por isso, a partir de hoje, será postado um comentário reavaliando os trades já concluídos, iniciando com JBSS3.



Nesse papel, um erro clássico me chamou a atenção alguns dias após a entrada no papel.



A entrada foi baseada no rompimento da linha de tendência de baixa (LTB).

Que, de fato, é uma medida correta. Mas o erro está no "onde" ocorreu este rompimento.
A entrada foi feita no candle onde há uma seta verde. O detalhe inconveniente é que este rompimento se deu próximo ao teto do canal.

Teto este que foi confirmado e os preços cairam como era de se esperar. Como perdeu a base do canal, liquidei a posição.

O erro foi básico. Comprar próximo ao objetivo e distante do suporte. Ou seja, a relação risco x retorno não foi interessante.

Ainda tenho boas perspectivas para este papel, já que ele ainda não perdeu a mínima das mínimas ainda é possível a formação de um pivot de alta. Mas meu planejamento não foi feito baseado neste pivot e sim no canal, portanto, não vou ficar segurando o papel em desacordo com o planejado.


[ ]'s

Matheus Massari







Nenhum comentário: