quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A Consistência de Ganhos


Bem, quem já leu meu blog ou teve aulas comigo sabe a opinião que tenho sobre comprar um ativo e "deixar para o longo prazo".

Em minhas aulas explico aos alunos que essa conversa de longo prazo é, em minha opinião, uma interpretação errada sobre o fato de que juros compostos geram um crescimento de ganhos exponenciais. Trocando em miúdos, dinheiro faz dinheiro e quanto mais tempo, mais dinheiro é gerado e com mais dinheiro gera-se mais dinheiro ainda. É um círculo virtuoso de aumentar riqueza.

Concordo com isso abertamente, afinal isto é um fato matemático comprovado. Mas aí vem a deturpação da ideia. "Deixar o dinheiro na bolsa me trará o mesmo resultado?" A resposta é: Nem a pau!

As cotações no mercado financeiro oscilam entre ganhos e perdas. De fato, a maior parte dos papeis listados, mesmo oscilando, acumulam ganhos - afinal, espera-se que uma empresa cresça e não encolha. Mas mesmo no longo prazo essas fases de resultados negativos geram retardamento sobre o aumento do capital.

Veja abaixo a comparação entre a PETR4 (por muitos leigos considerada a melhor empresa da BOVESPA - digna do "comprar e deixar para o longo prazo") e a curva de ganhos de um operador com 2,55% a.m. em um período de 10 anos (um tanto longo prazo, correto?)

Reparem que a PETR4 embora tenha aumentado a volatilidade - oscilando cada vez mais forte - ainda assim perde no longo prazo para a consistência de ganhos.
Em outras palavras, a consistência de ganhos é o segredo de investimento no longo prazo com sucesso. A pergunta, aparentemente estúpida, vem à tona: Ganha-se dinheiro comprado em um papel que está caindo?
Busque a consistência de ganhos e terá sucesso no longo prazo.
[ ]'s
Matheus Massari
* Assine o Análise de Ações via email. Maior comodidade para você. - Preencha o campo no lado superior direito do blog em: http://www.analisedeacoes.blogspot.com

Nenhum comentário: